Demografia


Há quase 970 milhões de protestantes no mundo, e destes cerca de 470 milhões protestantes clássicos. Entre cerca de 2,6 bilhões de cristãos. Isto inclui 170 milhões na América do Norte, 160 milhões na África, 120 milhões na Europa, 70 milhões na América Latina, 60 milhões na Ásia, e 10 milhões na Oceania.
O país com maior número de protestantes é os Estados Unidos, de onde apesar da diminuição do "WASP", tradicionalmente contra a outros grupos (especialmente os hispânicos, de maioria católica), a maior parte dos estadunidenses pertence a alguma confissão protestante. Em segundo lugar se encontra o Brasil, que nos últimos anos ultrapassou o Reino Unido, de clara maioria protestante, divididos entre anglicanos (maioria na Inglaterra) e a Igreja da Escócia, de confissão presbiteriana (maioria na Escócia).

“WASP: é o acrônimo que em inglês significa "Branco, Anglo-Saxão e Protestante" (White, Anglo-Saxon and Protestant). Com frequência usada em sentido pejorativo, presta-se a designar um grupo relativamente homogêneo de indivíduos holandês de religião protestante e ascendência britânica que supostamente detêm enorme poder econômico, político e social.”



São, sobretudo, numerosos no Norte, centro, e noroeste da Europa em países com : Alemanha (38%), Noruega (90%), Suécia (86%), Dinamarca (91%), Islândia (91%),Finlândia (85.1%), Estônia (52%) e Letônia (50%), de maioria Luterana. Inglaterra (74%), País de Gales (74%) e Irlanda do Norte (74%), de maioria Anglicana. Países Baixos (33%),Suíça (49%) e Escócia (74%) de maioria calvinista e presbiteriana.
No continente americano, muitos países são de maioria Protestante Clássico, os Estados Unidos (55%) é o país com maior numero de protestantes clássicos do mundo. A maior denominação nos Estados Unidos é a Igreja Batista. Canadá (29%), Bahamas (76%), Jamaica (60%), Guiana (38%), Suriname (22%), Antígua e Barbuda, Barbados (67%),Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Névis (83%) e São Vicente e Granadinas (77%) estão entre os países de maioria protestante da América.
O Brasil tem cerca de 22% de sua população pertencente a alguma Igreja Protestante. É o país com maior numero de protestantes na América Latina. Destes cerca de 7% pertencem a igrejas protestantes clássicas.
Na África, se destacam: África do Sul (68%), Tanzânia (48%) e Quênia (38%).
Na Oceania quase todos os países são de maioria protestante clássica, os maiores são Austrália (38%), Nova Zelândia (40%) e Papua-Nova Guiné (55%).


- América Central:
Os principais grupos protestantes começaram a se estabelecer na América do Sul no século XIX. Os presbiterianos se instalaram “na Argentina em 1836, no Brasil em 1859, no México em 1872, e na Guatemala em 1882. Os metodistas seguem um itinerário parecido: México 1871, Brasil 1886, Antilhas 1890, Costa Rica, Panamá e Bolívia nos últimos anos do século”; porém no Equador, Colômbia e Peru se estabeleceram os batistas e os pentecostais, assim como uma parte dos metodistas.
Atualmente as comunidades protestantes vêm ganhando terreno na América Latina e ampliando sua penetração em diversos países, em especial na América Central.



- Protestantismo no Brasil:

Entre as maiores denominações protestantes históricas do Brasil em número de adeptos estão os batistas (3,7 milhões), presbiterianos (1,5 milhão), luteranos (1 milhão) e metodistas (340 mil). Há também os adventistas (1,5 milhão).
Entre os protestantes pentecostais e os neopentecostais), os grupos com o maior número de seguidores são a Assembleia de Deus (12,3 milhões), a Congregação Cristã no Brasil (2,3 milhões), a Igreja Universal do Reino de Deus (1,8 milhão) e a Igreja do Evangelho Quadrangular (1,8 milhão). O segmento religioso cristão protestante apresentou um forte crescimento no país nos últimos anos, aumentando o seu número de seguidores em 61% no período compreendido entre 2000 e 2010.
 Os dados do Censo 2010 mostram que as religiões evangélicas de origem pentecostal são as que têm a maior proporção de fieis com renda per capita inferior a um salário mínimo: 63,7% do total. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também mostram diferenças entre as áreas rurais e urbanas do país. Nas zonas rurais, 77,9% são católicos e 10,1% são evangélicos de origem pentecostal, enquanto nas zonas urbanas esses percentuais são de 62,2% e 13,9%, respectivamente. Na média do país, 64,6% se declararam católicos e 12,2%, evangélicos pentecostais.
As igrejas que mais cresceram no período de 2000-2010 foram as igrejas pentecostais, dentre elas a Assembleias de Deus é a religião evangélica que mais cresceu, passando de 8,4 milhões para 12,3 milhões de fiéis.
No mesmo período a Igreja Universal do Reino de Deus passou de 2,102 milhões para 1,873 milhão. Já a Igreja Mundial do Poder de Deus ganhou 315 mil seguidores e apareceu pela primeira vez na lista de igrejas do Censo. A congregação foi fundada no final da década de 1990 por Valdemiro Santiago, após ele deixar a Igreja Universal, onde era pastor.
A Congregação Cristã no Brasil também sofreu queda no número de membros, somente no estado de São Paulo perdeu 27% dos membros em 10 anos.
A Igreja Presbiteriana do Brasil tem mostrado crescimento no período de 2010-2015. Em 2011 a igreja relatou 1.011.300 membros, número 9,7% maior do que o obtido no censo de 2010. Algumas instituições da igreja criticam a exaltação dos números de crescimento do protestantismo no Brasil, por motivo de que este deveria mudar mais significativamente os hábitos e comportamentos de seus membros.
Uma pesquisa realizada em toda a América Latina, divulgada em 2014 relatou que o número de protestantes no Brasil já chegava a 26% da população brasileira, enquanto os católicos estariam em 61%.


FONTE: pt.wikipedia.org
IMAGEM:
pt.wikipedia.org




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo